By JOÃO SAMPAIO - Itaqui/RS

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Baile a moda antiga - 5 de nov...

Reserve esta data:

 No dia 05 de Novembro de 2011,
VIII BAILE À MODA ANTIGA DO BRAZÃO!

Para dançar plenamente, como eram os bailes de antigamente, sem a pressão das disputas!
Divulgue aos seus amigos, e compareça! Esperamos por todos vocês!

Vamos lotar a nossa casa novamente para reencontrar os amigos e mais verdadeira tradição gaúcha, fazendo juntos uma grande festa!

(Em breve, maiores informações sobre alojamentos, entre outros.)

* ATRAÇÕES: Músicas antigas de fandango/Danças do folclore gaúcho/Premio para o chuliador mais popular/Premios para as melhores indumentárias/Rifas/E muito mais!!

________________________________________

 O Centro de Tradições Gaúchas Brazão do Rio Grande, foi formado por um grupo de tradicionalistas, associado à Congregação das Famílias e Amigos da Chácara Barreto, na cidade de Canoas, com o intuito de promover a verdadeira cultura rural do nosso estado dentro de uma grande cidade em crescimento. O mesmo funcionou desde a data de sua constituição, em 15 de agosto de 1964, até 04 de junho de 1965, como departamento tradicionalista daquela entidade.

Após o desligamento, ainda se reunindo, no dia 17 do mesmo mês e ano fundaram o que hoje se constitui nossa grandiosa entidade, mantendo o mesmo nome do período da Congregação.
As cores escolhidas foram: o amarelo, o verde, o vermelho e o preto, sendo o lema, "Pelo pampa gaúcho, sempre agüentando o repuxo", como sugestão de Olímpio Giussane.

A construção do "Galpão Abílio Alfredo Ely" levou anos, tendo enfim sua inauguração em 17 de junho de 1969, no quarto ano de sua existência. Na madrugada de 31 de janeiro de 75, um violento incêndio destruiu o mesmo Galpão Sede, transformando em cinzas todo o esforço desenvolvido pela família “brazonense”. Após muito trabalho e abnegação, um novo galpão foi inaugurado em 13 de junho de 1982, o que nos abriga calorosamente até hoje.

Nestes mais de trinta anos, buscamos salientar as danças e as manifestações folclóricas dentro do contexto da tradição gaúcha. Já coroamos este item em várias ocasiões, entre quatro décadas de lutas e de glorias:

* O Tri–Campeonato de danças é um exemplo: O Brazão conquistou por três vezes consecutivas a premiação maior no Festival de Danças e Folclore Gaúcho – Antigo MOBRAL, em 77, 78 e 79, evento precursor do ENART e do FEGART, onde em 1993 novamente fomos congratulados com o 3º lugar.

* Com estas conquistas, em 1980, o Brazão presenteou a todos com uma brilhante apresentação ao Papa João Paulo II, na sua única vinda a Porto Alegre e ao RS, tendo sua trajetória abençoada pelo santíssimo Padre.

* A participação no 2º Festival de Danças Gaúchas de Raízes Açorianas, ocorrido em 1992, na cidade de Osório, é outro exemplo: nos proporcionando a ida ao Festival Internacional de Danças de Raízes Açorianas, no Arquipélago de Açores, em Portugal, o que foi feito com dignidade e brilhantismo.

* Em dezembro de 1998, outra pioneira conquista: No Rodeio de Antonio Prado, o título de Campeão de Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho, de forma inédita, por sua primeira vez ocorrida num Festival de danças.

* Em 2010, a entidade alcançou o bicampeonato do Rodeio Internacional de Vacaria. Feito inédito na cidade de Canoas e região!

Em julho de 1991, foi realizado em Canoas, através do nosso CTG, o I Curso de Atualização Musi-Coreográfica, ministrado pelo mestre Paixão Cortes, e em maio de 1993, conjuntamente com outros CTGs, em Porto Alegre, outro II Curso, os quais foram importantes para uma tomada de posição acerca dos temas coreográficos e com relação ao vestuário campechano.

O 1º Encontro Cultural-Artístico de Chirus, na década de 90, foi uma idéia inédita do nosso CTG com nosso consagrado grupo veterano Os Caudilhos, quanto a confraternização tradicionalista entre grupos “seniors”, no intuito da amizade e do concurso sem preocupações maiores de premiações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário