By JOÃO SAMPAIO - Itaqui/RS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SUL-AMÉRICA...



SUL-AMÉRICA

Nasci nas velhas reduções 
Do chão sul-americano
Entre a selva e o oceano
... Fiz pátria e fiz religião
Por Tupã fui destinado
A levar inteiro sem jaça
O canto da minha raça
A todos de mão em mão.

Fui a coragem de ARTIGAS
Fui o lunar de SEPÉ
Fui rancho de santa-fé
No meu rincão primitivo
Fui arma branca nas brigas
Nos entreveros de guerra
E na defesa desta terra
Fui o grito do índio altivo.

Fui potro de algum caudilho
Levando o vento na cara
Fui a estrela de GUEVARA
Nas selvas em rebelião
Fui verso e fui estribilho
Num hino ao campo e à cidade
E é por isso que a liberdade
Foi parida neste chão!

Fui o rubro sangue andino
Nas fraldas da cordilheira
Fui a audácia missioneira
Limitando um continente
Fui cacique peregrino
Das tribos em extinção
Fui reza e assombração
Nas lendas da minha gente.

Fui BOLÍVAR libertário
Fui changador e peão
Fui índio de pé-no-chão
Neste solo soberano
Fui chibeiro e fui paisano
Fui mascate e fui balseiro
E antes de ser brasileiro
Nasci sul-americano!!

E hoje sou tudo o que resta
Da herança de tantos bravos
Que nunca foram escravos
Nestes pedaços de chão
Faço da vida uma festa
Um hino de liberdade
E morro CANTANDO A VERDADE
Com esta guitarra nas mãos!!!

*Tema de JOÃO SAMPAIO - DILAMAR MACHADO & NOEL GUARANY musicado e gravado por JULIANO MORENO com a participação especial de ANGELO FRANCO.

"El guarani le habla de la selva. El guaraní es igual la voz de lkas aguas,que no llegan a cantar alto porque corren suavemente." ATAHUALPA YUPANQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário