By JOÃO SAMPAIO - Itaqui/RS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Das Três-bocas ao Itú...


DE VOLTA DE UMA TROPEADA

Das Três Bocas ao Itu
Quantas léguas que terá?
Talvez a mesma distância
... Do Itaó a Maçambará?!

Me espera ali na cancela
Que a noite vai ser de lua
E eu vou chegar ao tranquito
Esporeando a saudade tua.

Ao repechar o Baixo Fundo
No costado da coxilha
Vou me apear e colher pra ti
Uma flor de maçanilha.

Venho guloso de afeto
Peão-de-tropa e capataz
De volta ao reancho que ergui
A quarenta anos atrás...

Me chamo LEOCÁDIO MARQUES
Sou tropeiro e domador
E criei limo no poncho
Igual pedra de corredor...

Se às vezes chego num bolicho
Não é por maula e baseado
Mas pra comprar algo pra ti
E "tomá" um vinho açucarado!

Tropiei muito com o VÍTOR
Índio taura e destorcido
De peão do JANGO GOULART
Que foi meu patrão querido!

Levo em baixo dos pelegos
ERONDINA minha companheira
Um quartito de capincho
Charqueado a moda tropeira.

Vou desencilhar no oitão
Com o coração em atropelo
E a mala de garupa cheia
De saudade e caramelo!

Antes de te abraçar ERONDINA
Com a mais crioula emoção
Vou sorver teu beijo doce
Na bomba de chimarrão...
.......................................

*Tema de JOÃO SAMPAIO musicado e gravado por LUIZ MARENCO.

**LEOCÁDIO DIAS MARQUES passou grande parte de sua longa vida no lombo dos potros ,tropeando e abrindo o peito pelos corredores. Entre os seus companheiros de ofício tropeiro,paraninfou rondas largas com os irmãos ALÍPIO e VÍTOR ESCOBAR(da música ENTRANDO NO BORORÉ) JANGO PARAGUAIO,EUDORO VALLE e o cantor crioulo do BORORÉ o MANO LIMA.

"No hay querencia mejor que el lomo de sua caballos para un resero,ni cama más acomodatívia que sus jergas y sus pellones" 
DON SEGUNDO SOMBRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário